Rodrigo Brandão

2021-06-11 (8).jpg

Tendências da arte contemporânea

ARTISTA:

Me chamo Rodrigo Brandão, tenho 25 anos, natural de Campinas - SP e de família carioca. Me envolvo com arte desde criança, sou nerd, amo videogame, desenho animado (principalmente os antigos), esportes e, acima de tudo, amo minha família. Desde sempre, me desenvolvo e me especializo no que sempre amei: ilustrar. Formado em design gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, hoje trabalho de forma autônoma. Atuo no mercado como ilustrador, designer gráfico, tatuador e muralista.


STUDIO:

O estúdio AVRP é um divisor de águas na minha vida profissional. É uma casa pra mim e as pessoas com quem trabalho são como uma segunda família. O estúdio é um núcleo de inspiração, motivação, esperança e conexões. Todas as pessoas que passam por esse espaço saem melhores do que entraram e eu me sinto extremamente feliz e honrado por fazer parte disso.


OBRA:

“Black is a color” é um conjunto de 3 quadros com função estética e social. A obra visa a valorização da população negra através de uma junção específica de cores e formas que causam um impacto visual. A predominância da cor preta e suas respectivas variações nas peças são propositais e tem sua justificativa no próprio nome: “preto é uma cor”. O racismo sempre tentou menosprezar ou, até mesmo, anular da sociedade indivíduos por simplesmente possuírem essa cor de pele, mas esse manifesto artístico surge como mais uma forma de resistência. O uso de materiais recicláveis também possuem duas finalidades estratégicas: (1) promover a sustentabilidade e (2) expressar de forma metafórica a necessidade de nós, como sociedade, sempre reciclarmos, constantemente, as memórias históricas da luta contra o racismo. "Um povo que não conhece a sua história está fadado a repeti-la." - Edmund Burke.


VISÃO:

Minha visão é poder trazer inspiração e alegria na vida das pessoas através da minha arte e deixar um legado para as próximas gerações. São dois pilares fundamentais que não abro mão e espero ter sucesso nesse sentido.


AGRADECIMENTO:

Gostaria de deixar registrado a minha profunda gratidão ao estúdio e toda família AVRP, em especial, meu amigo e professor Analizio, que sempre me impulsionou e me inspirou a ser um artista e, principalmente, um ser humano melhor a cada dia. Participar da Semana de 27 é um privilégio e uma alegria muito grande. Tenho certeza de que será um marco na vida de todos os envolvidos.